Nos dias de hoje, conscientes da necessidade de desenvolverem a sua capacidade de adaptação, valorizando a flexibilidade, a agilidade, a inovação e a capacidade de superar a ambiguidade, as organizações tentam mitigar a dinâmica da incerteza. As organizações valorizam o seu capital humano, através da implementação de sistemas integrados de avaliação do desempenho, recolhendo resultados relativos à produtividade, à necessidade de formação, ao desempenho individual, ao desempenho das equipas, ao desempenho das lideranças e, ao desempenho sectorial e global da organização.
Os objetivos que norteiam este livro são:
• Compreender a importância da avaliação do desempenho em relação às outras funções da gestão de pessoal.
• Analisar a importância da avaliação do desempenho relativamente à carreira dos trabalhadores.
• Dotar os avaliadores dos fundamentos que lhes possibilitem sensibilizar e transmitir aos avaliados a oportunidade que pode constituir a dinamização de um sistema de avaliação do desempenho.
• Apreciar sistematicamente o desempenho de cada trabalhador, em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, assim como do seu potencial de desenvolvimento.
• Julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de um trabalhador e a sua contribuição para o negócio da organização.
• Avaliar os tipos e as limitações dos métodos mais comuns de avaliação do desempenho.
• Estudar os erros mais comuns que podem comprometer a qualidade da avaliação do desempenho, de modo a reduzir a sua influência. • Localizar problemas de supervisão e de gestão, de integração das pessoas na organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treino.
• Estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar problemas.
António Xavier Lobato de Faria Menezes
Tenente-General
Este livro constitui-se como uma importante referência nesse sentido, não só pelos conceitos teóricos que explana mas também, pelos exemplos práticos que disponibiliza. Para as pessoas que integram as organizações, a avaliação do desempenho confere-lhes a oportunidade de aferirem o seu desempenho nas funções que ocupam, analisando objetivamente os resultados que conseguem e o seu comportamento e, subsequentemente, fornece-lhes orientação e feedback.
Este livro apoia avaliados e avaliadores em todo este complexo processo, e é escrito por quem tem saber, mas também experiência em realidades diferentes mas complementares e necessariamente úteis para todos os atores do processo de avaliação do desempenho. Neste âmbito, não posso deixar de sublinhar que, não obstante poder servir e ser útil às organizações, não deixa de constituir um manual de apoio importante para os alunos, o que se torna também num importante valor acrescentado.
João Jorge Botelho Vieira Borges
Major-General