Este livro constitui-se num curso básico de comércio exterior, pois aborda de forma integrada aspectos que envolvem estudos relacionados com os negócios internacionais. Possibilita que diversas disciplinas o adotem simultânea e ou sequencialmente.
Está dividido em três partes. A Parte I trata da Construção do Sistema Internacional de Comércio e contém quatro capítulos, que abordam: as primeiras teorias do comércio exterior, reunidas no pensamento mercantilista (1); as teorias clássicas de comércio exterior de Adam Smith e Ricardo (2); a evolução da estrutura do comércio internacional do pós-guerra aos nossos dias (3); globalização, formação de blocos econômicos regionais e o Mercosul (4).
A Parte II foca os procedimentos práticos do comércio exterior, envolvendo todos os procedimentos administrativos e as técnicas necessárias para seu ótimo desempenho. Divide-se em três capítulos: sistemática de exportação (5); processo de importação (6); e condições internacionais estabelecidas para o comércio expressas pelos incoterms (7).
A última parte estuda formas de manter e implementar as negociações internacionais e é formada por três capítulos: sobre marketing internacional (8); direito comercial internacional e Lex mercatória (9) e técnicas de negociação internacional (10).
Livro-texto para disciplinas dos cursos de Comércio Exterior, Administração com ênfase em Comércio Exterior e de Relações Internacionais. Por sua abordagem didática, direciona-se para estudantes (de graduação e pós-graduação, bem como de cursos técnicos) e estudiosos do assunto. É especialmente útil para as disciplinas Introdução ao comércio exterior, Sistemática de exportação e importação, Técnicas de negociação, Tópicos especiais de comércio exterior.
O livro auxilia os alunos na elaboração de seus trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), bem como para monografias, dissertações e teses nos cursos que se voltam para o estudo do Comércio Exterior, particularmente com o enfoque na realidade brasileira.