O LIVRO DE DESIGN MAIS VENDIDO E MULTIPREMIADO DE SEMPRE Durante mais de vinte anos, tanto designers como não-designers foram apresentados aos princípios fundamentais de um ótimo design pela autora Robin Williams. Através do seu estilo direto e descontraído, Robin ensinou centenas de milhares de pessoas a dar aos seus designs um aspeto bonito e profissional. Design para Não-Designers foi escrito para todas as pessoas que precisam de criar coisas, mas não têm conhecimentos ou formação em design. Este livro é para aqueles cujos chefes agora lhes mandam criar newsletters; para estudantes que percebem que um trabalho mais bonito significa, muitas vezes, uma nota melhor; ou para donos de pequenos negócios que estão a criar os seus próprios anúncios; ou ainda para professores que aprenderam que os alunos reagem positivamente a informação bem estruturada, organizada de uma forma convidativa e não aborrecida, e assim por diante. Este livro presume que não tem tempo para estudar design e tipografia, mas gostaria de saber como fazer com que as suas criações tenham melhor aspeto. A maioria das pessoas olha para uma página com um mau design e afirma não gostar, mas não sabe o que fazer para o corrigir. Não vamos fingir que se tornará automaticamente num designer brilhante depois de ler este livro, mas irá aprender conceitos básicos, claros e concretos, usados em praticamente todos os projetos com um bom design. Se os seguir, os seus trabalhos irão parecer mais profissionais, organizados, coerentes e interessantes. E ganhará motivação e realização por isso. OS QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN Contraste A ideia por detrás do contraste é evitar elementos na página que sejam simplesmente semelhantes. Se os elementos (tipo de letra, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço, etc.) não forem os mesmos, torne-os bastante diferentes. O contraste é, frequentemente, a atração visual mais importante de uma página — é o que faz com que o leitor olhe para a página. Também torna a comunicação mais clara. Repetição Repita elementos visuais do design por todo o trabalho. Pode repetir cores, formas, texturas, relações espaciais, espessuras de linha, fontes, tamanhos, conceitos gráficos, etc. Isto desenvolve a organização e fortalece a unificação. Alinhamento Nada deve ser colocado na página arbitrariamente. Todos os elementos devem ter alguma ligação visual com outro elemento na página. Isto cria um aspeto limpo e sofisticado. Proximidade Os itens relacionados entre si devem ser organizados próximos uns dos outros. Quando vários itens estão próximos uns dos outros, tornam-se uma unidade visual única, ao invés de várias unidades separadas. Isto ajuda a organizar a informação, reduz a confusão e dá uma estrutura clara ao leitor.