"PUBLICAÇÃO EM PARCERIA ENTRE PALIMAGE E CEPIHS - CENTRO DE ESTUDOS E PROMOÇÃO DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO - (Torre de Moncorvo)
Editorial
A Revista CEPIHS, tal como o CEPIHS, é um projeto concebido para construir um vínculo de caráter científico de estudos e de pesquisas e referenciar a discussão, a promoção e o desenvolvimento do conhecimento.
Este número é consagrado a Abílio Adriano Campos Monteiro, ilustre conterrâneo e incontestado impulsor cultural, cuja obra congrega, aqui, um conjunto de abordagens relevantes e de matizes inovadores recorrendo, algumas delas, a material inédito facultado pela família, e com as quais se abrem os trabalhos. É inquestionável que se trata de um pequeno gesto face à necessidade de um profundo tratamento da obra deste escritor, patente num valioso legado literário multiplicado nas inúmeras modalidades do seu talento maior. Daí, felicitarmos José Eduardo Firmino Ricardo pelo consistente estudo que lhe dedica - Campos Monteiro - Domus Mea est Orbis Meus - de grande qualidade e pertinência, méritos amplamente reconhecidos.
A decisão de transformarmos a apresentação da Revista CEPIHS 2 e a do livro citado, na oportunidade de uma legítima homenagem a Campos Monteiro, foi saudada e acolhida, em nome do Município de Torre de Moncorvo, pelo Senhor Presidente, Engenheiro Aires Ferreira.
Consideramos ser este momento oportuno para lhe manifestarmos a imensa gratidão pelo apoio e pela presença, culturalmente significativa, em todas as nossas iniciativas. E sendo a cultura a área em que melhor podemos pronunciar-nos, é de toda a justiça louvar os importantes empreendimentos que tomou sob a sua responsabilidade, relevante herança de que as gerações futuras se vão orgulhar e saber usufruir para valorização própria e da região a que pertencem.
Uma segunda parte da revista é composta pela heterogeneidade de temas, esmerados na apresentação teórica e científica e oferecidos por conceituados autores. O interesse que cada assunto aporta é inestimável e compõe um importante repositório de dados e de reflexões. Trazem-se contributos que vão para além dos que, até agora, partiam do habitual grupo de colaboradores e investigadores do CEPIHS. Tal facto, torna mais abrangente e rico o leque da informação aqui registada e espelha a aceitação do projeto do Centro de Estudos.
Ao disponibilizarmos mais este número, fazemo-lo com elevado sentido de responsabilidade e alto grau de satisfação pelas realizações positivas em torno do nosso património histórico. Desejamos que constituam um incentivo à investigação e à sensibilização futuras para o engrandecimento da história local e regional e da memória coletiva.
Aos autores, o nosso muito obrigado pela abnegação e empenho na definição histórica de uma região com um passado riquíssimo, que com eles se salvaguarda e projeta no futuro, fins que almejamos e que estão preceituados nos objetivos do CEPIHS.
Estendemos tal gratidão àqueles que levaram esta publicação a bom termo, nomeadamente ao editor, Dr. Jorge Fragoso, e aos elementos da sua equipa, que a desenvolveram com aturado cuidado e qualidade, e Arquiteta Isabel Caldeira que a revestiu de uma primorosa conceção estética. Dirigimos uma palavra de igual sentir ao Agostinho Cordeiro, pela indispensável ajuda para a sua materialização.
Endereçamos à família Campos Monteiro uma palavra de especial reconhecimento pela sua generosidade e claro sentido cívico, ao ceder um núcleo de valiosos documentos que integrará o já existente Fundo Campos Monteiro. Este passo, fundamental para uma melhor aproximação à obra e vida do notável escritor por parte dos interessados, faz, paralelamente, mais rico o Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
A direcção da Revista CEPIHS