Revista publicada em co-edição com o CHSC - Centro de História da Sociedade e da Cultura (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
http://www.uc.pt/chsc
Artigos
A Produção Trovadoresca de Afonso X: 3. Os Cantares da Guerra (Composições e Cronologias)
António Resende de Oliveira
Fragmentos de pergaminho na Torre do Tombo: um inventário possível (1315-1683)
Pedro Pinto
D. Álvaro de Castro (1.º conde de Monsanto) perante os desafios da Expansão Portuguesa do século XV
Marco Oliveira Borges
Escrivães e pregoeiros dos concelhos (séculos XIV-XVI)
Maria José Azevedo Santos
«Não destruas por causa da comida a obra de Deus».
Restrições e recomendações alimentares na legislação sinodal portuguesa (séculos XIV a XVI)
Guida da Silva Cândido
‘Vê-los e ouvi-los’: Paisagens acústicas, olfactivas e culinárias nos Tratados da Terra e Gente do Brasil (1583-1601), de Fernão Cardim
Rogério Miguel Puga
Cultura material e diplomacia eclesiástica. As relações e a troca de presentes entre o bispo-conde de Coimbra D. Afonso de Castelo Branco e a corte papal (1590-1615)
Cátia Teles e Marques
A biblioteca de D. Inácio de Santa Teresa, um bispo jacobeu, entre 1721 e 1751
Ana Ruas Alves
Grafitos, inscrição árabe e outras marcas históricas identificados no castelo de Montemor-o-Velho
Marco Penajoia
Divulgação da penicilina em Portugal na literatura técnica (anos 50 e 60 do Séc. XX): o Simposium Terapêutico e a Farmacopeia Portuguesa
Victoria Bell
O Antifeminismo e o questionar do género no limiar dos séculos XIX-XX. Dos argumentos teóricos e epistemológicos à prática social
Gabriela Mota Marques
Vocación Cartográfica de un Militar Profesional; Coello de Portugal
Mariano Cuesta Domingo
Editorial
Desde a sua fundação, no distante ano de 1976, o Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) tem como um dos seus principais objectivos a promoção do conhecimento científico em diversas áreas do saber, com particular relevância no campo das humanidades, em geral, e no da história, em particular. Tem assumido, entre outros, o desafio de representar esse diálogo interdisciplinar e interuniversitário, em estreita articulação com a formação avançada.
No âmbito dessa missão, o CHSC tem dado à estampa numerosos estudos que reflectem o trabalho efectuado pelos seus membros e/ou colaboradores, muitas vezes em parceria com colegas pertencentes a outras unidades de investigação ou instituições do ensino superior. Neste campo, tem sido um viveiro de uma intensa e qualificada produção científica, à qual convém dar continuidade, se não mesmo incrementá-la, e, acima de tudo, apostar na sua internacionalização, de modo a que esta unidade I&D continue a ser um centro dinâmico de criação cultural.
A Revista do Centro de História da Sociedade e da Cultura, como órgão difusor da actividade científica desenvolvida, é mais um dos resultados alcançados e o próximo volume, de 2014, trará, sem dúvida, novos horizontes ao conhecimento, associando-se a pluralidade temática à diversidade cronológica, enquadrando-se os diversos artigos num horizonte temporal dilatado que abarca vários séculos e se estende desde a Alta Idade Média ao terceiro quartel do século XX. Nele se conjuga a história com outras ciências, num diálogo interdisciplinar, e se cruzam as perspetivas de investigadores de 8 Editorial várias nacionalidades, com um peso significativo de jovens pesquisadores, contribuindo-se, deste modo, para a divulgação de uma cultura académica poliédrica e diversificada.
Em ano de dificuldades várias, convém assinalar o apoio de todos - autores, avaliadores, coordenador - para que este volume chegasse a bom porto e a Revista do Centro de História da Sociedade e da Cultura possa continuar a contribuir, como todos desejamos, para manter a história em discussão, guiada pela permanente interrogação do passado.
Irene Vaquinhas
Coordenadora Científica do CHSC