A TBE é uma estratégia psicoterapêutica inovadora, de curta duração, desenvolvida por Giovanni A. Fava, psiquiatra e psicoterapeuta mundialmente reconhecido, que enfatiza a auto-observação e recorre à interação entre paciente e terapeuta, procurando promover o bem-estar psicológico e a resiliência de pacientes com depressão e ansiedade. O foco da TBE em seis domínios de funcionamento pessoal (controlo ambiental, crescimento pessoal, propósito de vida, autonomia, autoaceitação e relações positivas com os outros) dá-lhe uma profundidade que não se alcança com as terapias cognitivo-comportamentais tradicionais.
Apesar de ter sido originalmente desenvolvida com o intuito de evitar recaídas na fase residual da depressão, esta terapia tem revelado resultados positivos com outro tipo de patologias, como perturbação de ansiedade generalizada, mudanças de humor, agorafobia, pânico e perturbação de stress pós-traumático, o que muito tem contribuído para o aumento da sua popularidade em todo o mundo.
Destinado aos profissionais de Psicologia, Psiquiatria e de outros campos da Medicina (como, por exemplo, Medicina Familiar, Pediatria e Reabilitação), este livro foi escrito num estilo descontraído, claro e acessível, através do qual o Professor Fava salpica a sua narrativa com episódios da sua carreira médica, tornando-o igualmente interessante para conselheiros, educadores, familiares e amigos/cuidadores dos doentes, assim como para os próprios doentes.
· Publicada em 5 idiomas, a presente obra fica agora disponível também em língua portuguesa, oferecendo a todos os profissionais e interessados pelo tema uma estratégia psicoterapêutica completa que visa o aumento do bem-estar psicológico.
· “A publicação deste primeiro livro sobre Terapia de Bem-Estar (TBE) é um marco histórico” - Jesse H. Wright, in Posfácio
· “Espero que a TBE possa ser uma ferramenta valiosa na gestão psicossocial de pacientes médicos e psiquiátricos em Portugal e nos restantes países de língua portuguesa.” - Giovanni A. Fava, in Prefácio
Conteúdos abordados:
· Parte I - Como surgiu a ideia da TBE, o primeiro doente tratado e a evidência atual que apoia esta abordagem;
· Parte II - O manual de tratamento da TBE, o que cada sessão implica, incluindo muitos exemplos dos seus próprios casos;
· Parte III - Situações específicas em que a TBE pode ser usada e como as sessões podem ser conduzidas.
Inclui ainda secções sobre depressão, alterações de humor, perturbação de ansiedade generalizada, pânico e agorafobia, e perturbação de stress pós-traumático. Apresenta também informações sobre a aplicação da TBE em intervenções em contextos escolares.
Com revisão técnica de António Barbosa
(Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenador do Núcleo de Psiquiatria de Ligação do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE.)