Esta obra fundamenta-se no trabalho desenvolvido pelo autor ao longo das últimas três décadas nos domínios da compostagem, da fertilidade do solo e fertilização das culturas e dos substratos hortícolas. A crescente preocupação com o ambiente e a saúde no que respeita à produção convencional dos alimentos, baseada em fertilizantes minerais, pesticidas químicos de síntese e novas técnicas de manipulação genética, tem aumentado o interesse pelo modo de produção biológico que restringe estes fatores de produção. Contudo, existe ainda falta de informação sobre o processo de compostagem para produção de fertilizantes orgânicos para a agricultura, e sobre a utilização destes fertilizantes, bem como de outros meios para aumentar a fertilidade do solo e a produtividade das culturas.
No primeiro capítulo deste livro, descrevem-se as características que devem ter os materiais para compostagem e como devem ser misturados, o processo de compostagem, e as técnicas para maximizar os benefícios da compostagem de forma a obter produtos de elevada qualidade.
No segundo capítulo, abordam-se os processos que explicam a deslocação dos nutrientes do solo até às plantas com o objetivo de compreender como se pode aumentar a disponibilidade destes nutrientes no solo, a partir da utilização de fertilizantes orgânicos, de resíduos das culturas e da adubação verde (sideração).
No terceiro capítulo explicam-se as características que devem possuir os substratos hortícolas, para fornecer às plantas ar, água e nutrientes.
Trata-se, assim, de um livro que serve professores, estudantes, técnicos e agricultores, mas também, todos os que se interessam pela agricultura biológica e pela preservação do solo, recurso essencial para a vida do Homem.