O presente livro reúne 38 atividades que possibilitarão a organização do sistema fonológico no que respeita ao contraste coronal anterior e não anterior das consoantes fricativas. As fricativas selecionadas para a intervenção neste contraste são as vozeadas /z/ e /Z/, tendo como pressuposto o processo de generalização que subjaz às teorias fonológicas implicacionais (Matzenauer, 2008). Assim, após estabilização e aquisição do contraste-alvo, o mesmo generalizará para as fricativas /s/ e /S/.
As atividades podem ser realizadas com crianças em idade pré-escolar e escolar. Nestas 38 atividades a criança realizará diversas tarefas de consciência fonológica (segmentação silábica, manipulação silábica, localização fonémica, entre outras). A criança será convidada a selecionar a propriedade que distingue o fonema-alvo (Coronal [+anterior] ou [-anterior]) entre palavras com fonemas competitivos. Este conjunto de exercícios contempla propostas para treino da perceção e produção, com vista à automatização dos segmentos trabalhados.
Desta forma, o módulo fonológico é estimulado através da perceção e produção fonológicas, a um nível implícito e explícito (incluindo a consciência), preferencialmente através da modalidade oral, garantindo assim a reorganização fonológica enquanto pré-requisito do processo da aprendizagem da leitura e da escrita).
Ao longo do livro, recorre-se a diferentes estratégias para a representação dos segmentos e das propriedades fonológicas visadas. Os segmentos são representados por onomatopeias e o contraste-alvo por meio de ícones representativos do ponto de articulação, à luz do proposto na metodologia de Intervenção Fonológica não linear (Alves & Reis, 2011; Alves, 2014; Alves & Reis, 2022).
Estas estratégias representacionais facilitam a evocação segmental, recorrendo a vias multissensoriais, com o objetivo de estabilizar o sistema fonológico.