Auditoria Financeira – Teoria e Prática de Carlos Baptista da Costa
Durante o período decorrido entre Março de 2017 (quando saiu a edição anterior deste livro) e a presente data não foi publicada, quer no nosso país quer na União Europeia, nova legislação relacionada com auditoria/auditores (revisores oficiais de contas).
Já no que se refere aos aspectos de índole técnica, a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas publicou durante o referido período nove novos Guias de Aplicação Técnica (GAT) que nuns casos complementam diversos aspectos tratados nas normas internacionais de auditoria (ISA) e noutros casos abordam temas que nestas não estão contemplados.
Além de remissões para os novos GAT, a presente edição inclui ainda:
– no início dos capítulos de natureza teórica, a indicação das normas do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) da International Federation of Accountants (IFAC) que nos mesmos são abordadas;
– novas referências e desenvolvimentos a assuntos tratados nas ISA e noutras normas do IAASB/IFAC;
– uma relação de alguns dos escândalos contabilísticos e financeiros que ocorreram em vários países desde o início deste século;
– actualizações relacionadas com a auditoria/auditores nos países lusófonos;
– pela primeira vez, referências à auditoria/auditores na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.
Por fim, é ainda de referir que no passado dia 3 de Setembro a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários colocou em consulta pública, pelo prazo de dois meses, um anteprojecto abrangendo alterações ao Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas aprovado pela Lei n.º 140/2015, de 7 de Setembro, à Lei n.º 148/2015, de 9 de Setembro e ao Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria aprovado por esta última Lei.
É pois expectável que em 2019 sejam debatidas, votadas e aprovadas pela Assembleia da República alterações aos referidos documentos.
Espero que esta nova edição continue a merecer por parte dos professores, estudantes e profissionais o mesmo acolhimento que as anteriores.
Tal como nas edições precedentes, todo o texto actual está escrito com a grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
Carlos Alberto Baptista da Costa
Auditoria Financeira – Teoria e Prática