Budhismo Esotérico, originalmente editado em Inglês em 1883, é um verdadeiro clássico da Teosofia e do movimento esotérico contemporâneo.
Com efeito, o trabalho de Helena Blavatsky, a partir de 1875, foi um marco fundamental no ressurgimento e dinamização da Sabedoria Esotérica, pelo menos no que concerne à Europa e à América - e, por extensão, à Austrália e inclusive à África.
Ao mesmo tempo, apesar de a própria Helena Blavatsky ter escrito e feito publicar a extensa obra Ísis sem Véu logo em 1877, nesta não se encontra (nem houve a intenção de facultar no momento) um sistema integrado e completo. Muito menos a leitura desse livro, conquanto de inesgotável interesse e fascínio, pode ser considerada como de fácil apreensão.
Assim, constituiu o Budhismo Esotérico a primeira exposição suficientemente clara e sistemática da Teosofia em livro, por tal motivo atraindo a atenção de um público mais vasto.
O seu autor, Alfred Percy Sinnett, tinha uma escrita clara, lógica, escorreita, linear, sucinta, depurada de ornamentos - e em muitos aspectos acessível. Daqui, em larga medida, resulta a valia da obra. Pontos mais abstractos e metafísicos - como os que mais tarde foram expostos na obra magna de Helena Blavatsky, A Doutrina Secreta - não foram eleitos por A. P. Sinnett para serem tocados e, muito menos, desenvolvidos. Deste modo, Budhismo Esotérico é uma síntese de média dificuldade acerca de partes fundamentais do sistema teosófico, adequado para um número significativo de leitores.
Cumpre, entretanto, esclarecer o sentido do título desta obra. Nela não se trata especificamente de apresentar a contraparte esotérica do Dharma do Buda, vulgarmente designado por Budismo. O título parte de Budha, Sabedoria ou Conhecimento, palavra derivada da raiz sânscrita Budh, conhecer.
O livro expõe, sim, alguns aspectos da Sabedoria - Esotérica - subjacente a todas as religiosidades exotéricas, não apenas à particular espiritualidade budista. Dito de outra forma, tratava-se de Budismo como Sabedoria pré-védica - e, assim, também muito anterior a Gautama -, de tal Sabedoria vindo o Bramanismo e o Budismo a constituir dois rebentos maiores, depois com sucessivos desdobramentos em emanações e influências noutros locais e tempos históricos, e passando pelo Zoroastrismo, pelo Hermetismo, pela Cabala, pelo Judaísmo, pelo Gnosticismo, pelo Cristianismo, etc, etc. - verdadeiramente, uma Tradição-Sabedoria Universal!
É isso que se entende por Teosofia.