Cerca de sete milhões de alunos ao redor do planeta estudam com Fundamentos da Física; e esse sucesso tem razão de ser. Lançado na década de 1960 por uma das duplas mais brilhantes de físicos do século XX, Fundamentos da Física trata do ensino da matéria de maneira fluida e fácil de entender.
Uma das maiores preocupações de Robert Resnick sempre foi apresentar a Física a seus alunos como uma das ferramentas mais importantes para se entender o mundo e a nossa realidade. Com a ajuda de David Halliday ele conseguiu: Fundamentos da Física faz isso, usando centenas de ilustrações, esquemas, exercícios e exemplos para sedimentar no estudante conceitos como Óptica, Física Quântica e Ondulatória, entre tantos outros.
Para atualizar o conteúdo e modernizar as novas edições, entrou em cena Jearl Walker, autor de O circo voador da Física, (um clássico em dez idiomas, no mercado há mais de 30 anos, publicado no Brasil pela LTC). Com sua intervenção, o livro foi ampliado com exercícios novos e exemplos de acontecimentos recentes que envolvem, de uma maneira ou de outra, a física.
Fundamentos da Física prende a atenção do estudante e o ajuda a fixar os conceitos de maneira divertida e instigante. Cada capítulo, por exemplo, começa com uma pergunta que o estudante responderá ao final da matéria. No capítulo sobre movimento retilíneo, por exemplo, a pergunta é “Como um pica-pau pode sobreviver aos violentos impactos de seu bico em uma árvore?”. Ao fim do capítulo sobre vetores o estudante estará apto a dizer “como uma formiga consegue encontrar o caminho de casa se não há pontos de referência no deserto.” Você sabe explicar “por que as estrias da cara do mandril são azuis” ou “como é possível fotografar o passado remoto”?