Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras é a nova proposta literária de Joel Costa, Director da Metal Hammer Portugal e da revista Guitarrista, destinada a fãs de Nirvana e músicos que queiram conhecer um pouco melhor o percurso da banda e as guitarras do seu líder, Kurt Cobain.
Para além de fotografias do lendário compositor de Aberdeen e das suas guitarras, doadas por fotógrafos, casas de leilões e pelo Museu da Cultura Pop de Seattle, o livro - que privilegia uma linguagem capaz de cativar os leitores que vão mergulhar no universo de pickups e pontes pela primeira vez, sem diminuir, de alguma forma, a experiência dos leitores já em contacto com a guitarra eléctrica - apresenta também reproduções visuais de alguns dos seus instrumentos, meticulosamente reproduzidos em Photoshop para uma melhor análise, oferecendo ainda uma experiência multimédia completa através de tecnologia QR Code que conduz o leitor à fila da frente dos concertos destrutivos da banda de Seattle.
Mais do que um guia com especificações técnicas, Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras apresenta uma narrativa detalhada do percurso dos Nirvana e das guitarras utilizadas por Kurt Cobain, contextualizando cada uma delas na história do grupo através de horas de concertos visualizados, de uma pesquisa intensa e da leitura de diversas entrevistas. Das guitarras Univox que marcaram os primeiros anos da banda que imortalizou o músico, à Fender Jag-Stang que desenhou a partir dos modelos Jaguar e Mustang, não esquecendo a Martin D-18E que usou nas gravações de MTV Unplugged e que foi leiloada em 2020 por um valor recorde de seis milhões de dólares, esta é a história dos Nirvana e dos instrumentos que ajudaram Kurt Cobain a tornar-se na voz de várias gerações.
«Mais do que uma biografia, Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras é uma narrativa específica. Aqui, acabámos de seguir os passos de Kurt Cobain, mas indo-se mais além da música, dos concertos, das entrevistas, das loucuras e da popularidade – vivemos as suas guitarras, o instrumento rei, como nunca antes, com toda a inebriante atitude do it yourself. A História faz-se de actos e conta-se com textos, imagens e sons – Kurt Cobain: A História Contada Em Guitarras acabou de entrar no salão da posteridade.» (Diogo Ferreira, Editor da Metal Hammer Portugal)