A Lea mora sozinha numa casa cheia de objetos de todos os tipos, mas está sempre entediada e todas aquelas coisas bonitas não a deixam feliz. Um dia ela fez amizade com um elefante e o convenceu de que iria voar nele, tornando-o especial; mas, depois de muitos dias de tentativas inúteis, o elefante quer deixar o palácio da Lea para voltar à liberdade. Uma tempestade e uma grande demonstração de amizade devolvem a calma entre os dois.
Lea e o Elefante é um livro ilustrado que, com feições oníricas e tons poéticos, fala de amizade. A pequena e elegante protagonista é a demonstração de que possuir e acumular objetos bonitos não preenche o vazio que um amigo pode preencher. No seu palácio e com os seus brinquedos, ela acredita que tem as chaves da felicidade, mas é o elefante que a faz entender que os bens materiais estão destinados a ser destruídos e quebrados, enquanto um vínculo de afeto não conhece o desgaste do tempo e da poeira.
As esplêndidas ilustrações sombreadas em cinza com leves pinceladas levam o leitor a um mundo fantástico que vai além das aparências e ensina que só a amizade verdadeira pode fazer voar. Um registo maravilhoso sob todos os pontos de vista.