A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma das perturbações mais difíceis com que pais, famílias e profissionais têm de lidar, dadas as dificuldades de quem foi diagnosticado com PEA em comunicar e interagir socialmente, bem como nos comportamentos repetitivos e interesses restritos.
Para ampliar o conhecimento, reuniu-se uma equipa de excelência composta por diferentes profissionais que, com um foco comum e interdisciplinar, refletiram sobre as várias vertentes desta perturbação, partilhando o seu saber para possibilitar maiores e melhores conquistas no desenvolvimento da criança com PEA.
Contudo, este livro é mais que a visão dos profissionais: nele é dado o devido espaço ao sentir das famílias.
São descritas as dimensões do diagnóstico da PEA, os sinais de alarme e o impacto do diagnóstico na família; apresentam-se as perspetivas de intervenção existentes, bem como o papel do sistema de comunicação na construção de uma comunicação efetiva.
Dadas as alterações de processamento sensorial nestas crianças, descrevem-se os vários padrões e a forma como se podem manifestar nas atividades da vida diária, ressalvando ainda a importância do «brincar».
Aborda-se, a seguir, a importância da avaliação da criança nos seus contextos naturais.
Este livro inicia e termina com dois relatos vividos de duas Mães, de quem se destaca a coragem e a força de relatarem e reviverem as suas experiências de dor, angústia, dúvida e anseio perante um futuro ainda mais desconhecido, sombrio e ameaçador. Os sentimentos e percursos vividos por estas mães são intensos, sensíveis e marcantes. A verdade com que se expõem tornam-nos nos capítulos mais belos de serem lidos.