Esta coleção de 5 volumes apresenta as fases da prescrição médica, do processo laboratorial (pré-analítico, analítico e pós-analítico) e da interpretação dos resultados analíticos. É explicada e evidenciada a importância da relação entre a clínica e o laboratório, cujo diálogo entre pares deve ser permanente, e clarificado o significado de muitos sinais do âmbito da Patologia Clínica, que são representados e se traduzem nas diferentes formas como os resultados dos parâmetros laboratoriais prescritos podem ser reportados e devem ser interpretados.
Destina-se a internos e especialistas em Patologia Clínica; estudantes de Medicina; médicos de diversas especialidades que, na prática clínica diária, prescrevem análises clínicas e interpretam os seus resultados; estudantes e profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Biologia e Bioquímica em formação e especialistas em Análises Clínicas; interessa também a técnicos de análises clínicas e saúde pública.
Neste volume, Estados Inflamatórios, é feita uma abordagem geral aos mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos da imunidade inata e são caracterizados os processos inflamatórios sistémicos que fazem parte da etiopatogenia das doenças crónicas mais importantes que lhes estão associadas, assim como o papel desempenhado pela disbiose, pelos biofilmes e pelos hábitos alimentares e estilo de vida na sua instalação, perpetuação e agravamento. Também são abordados os processos de validação e interpretação dos resultados laboratoriais dos parâmetros com maior valor semiológico no estudo dos doentes com processos inflamatórios e dos marcadores biológicos diretamente relacionados com a doença alérgica e com as doenças autoimunes.
Adicionalmente, é feita a caracterização do líquido cefalorraquidiano e são descritos os parâmetros com maior valor semiológico, as doenças neurodegenerativas e as parasitoses mais importantes que envolvem o sistema nervoso central.
Por fim, são caracterizados os derrames das serosas e focados os aspetos mais importantes relacionados com o valor semiológico e a interpretação dos resultados dos ensaios imunoquímicos prescritos com maior frequência na prática clínica diária, para o estudo das doenças infeciosas.