O presente livro de Dayana Andrade e Felipe Pasini está profundamente ligado ao tema da regeneração e em particular, à regeneração integral e sintrópica dos ecossistemas.
É uma proposta para uma ampla compreensão da vida em Sintropia, baseada na visão de Ernst Götsch – do constante fluxo da Vida e da função de cada espécie, de cada ser vivo, de cada partícula, na realização de tarefas específicas, de acordo com a “estratégia instrumental” do Planeta Terra.
Se por um lado, este livro, pelas mãos de Dayana Andrade e Felipe Pasini, contempla uma explicação profunda, filosófica e ética, do pensamento de Ernst Götsch, por outro, contém uma base para o conhecimento da agricultura sintrópica e da sua aplicação em vários contextos.
Este berço sintrópico, inspirado em Götsch, fecundo, promissor, entrelaçado e complexo, prepara-nos para o entendimento de que ainda é possível o nosso planeta “ser”.
Espera-nos agirmos na promoção do encontro entre a razão, a ética, o respeito e o sagrado, assumindo, talvez, que viemos “apenas” cumprir a função que nos está destinada – a de sintropicamente “ser”.
Não tendo sido exaustivos na revisão do livro para português de Portugal, de forma a permitir a expressão viva e original dos excelentes comunicadores que são a Dayana e o Felipe, ainda assim, efetuámos diversas intervenções ortográficas e sintáticas que visaram oferecer uma leitura mais natural e fluída aos leitores portugueses. Mantivemos a bibliografia nas notas de rodapé, tal como na versão brasileira, mas adicioná-mo-la, compilada e por ordem alfabética no final do livro, para uma melhor consulta e pesquisa.
Graficamente demos destaque ao TAO, a representação gráfica dos princípios da Agricultura Sintrópica por Ernst Götsch, para permitir um maior conforto visual ao leitor.
Adicionámos ainda, valiosos testemunhos de algumas pessoas e organizações que se encontram em Portugal, que já dispõem de conhecimento do uso da agricultura sintrópica e que conhecem pessoalmente o próprio Ernst Götsch e também a Dayana Andrade e o Felipe Pasini.