As tiras Calvin & Hobbes foram publicadas pela primeira vez em Novembro de 1985 e hoje em dia estão traduzidas em mais de 40 línguas tendo vendido cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo. Esta série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson retrata as aventuras e a amizade de um menino cheio de personalidade e do seu tigre de peluche. Em Portugal a personagem foi popularizada pela inserção regular de uma tira no jornal Público desde o seu número 0.
As personagens desta série devem os seus nomes a dois grandes pensadores europeus: João Calvino, teólogo do século XVI e Thomas Hobbes, filósofo do século XVII. Calvin é um menino de seis anos muito irrequieto, filho único, que brinca com o seu inseparável tigre de peluche, Hobbes, que "ganha" vida sempre que os dois estão sozinhos. Juntos conseguem construir mundos diversos, graças à sua prodigiosa imaginação, levando Calvin a encarnar os inesquecíveis papéis do Astronauta Spiff, do Homem Estupendo, do detetive Tracer Bullet, das suas mutações em animais monstruosos (sobretudo em dinossáurio), do explorador dos safaris, do cowboy, sem esquecer as aventuras com os monstros debaixo da cama ou com os bonecos de neve muito criativos e cáusticos, que lhes permitem extravasar o dia a dia.
Calvin & Hobbes apresenta ainda uma importante faceta contemplativa, com muitas interrogações existencialistas e uma crítica ao comportamento do Homem em relação à Natureza. Ao nível da realidade que o rodeia, Calvin pertence a uma família de classe média, em que o pai trabalha num escritório e a mãe é doméstica, dotada de uma paciência quase sem limites para ultrapassar as provas a que, constantemente, é submetida pelo filho. O seu tigre de peluche aos olhos dos outros é isso mesmo, um tigre de peluche, mas a realidade, apenas compartilhada com os leitores, é que Hobbes não só é a consciência crítica de Calvin como também um predador nato, que adora sandes de atum!
Os deveres escolares e domésticos, em particular a sempre complexa arrumação do quarto, as horas passadas a ver televisão, o "horripilante" banho ou as "cenas" protagonizadas com as refeições são apresentadas de modo sempre inovador ao longo da série.
O brutamontes do Moe, colega da escola especialista em extorquir dinheiro, a Susie Derkins, a menina exemplar com quem Calvin tanto se pega, a ama Rosalyn, a única pessoa que, verdadeiramente, põe Calvin em "sentido", e a professora Miss Wormwood, exemplo de dedicação à causa da instrução e de infinita paciência, são as principais personagens secundárias da série.
Para além de apresentar uma extraordinária dinâmica, o desenho vivo e alegre, a que não faltam expressões faciais cuidadas ao pormenor e cenários sempre muito bem construídos, constituem algumas das "receitas" que ajudam a explicar a constante popularidade da série. É apontada como uma das mais importantes bandas desenhadas do século XX.