Um Ensaio sobre a Ciência, a História e o Contexto Social da Investigação em Cristais Líquidos
Alguma vez se interrogou sobre os materiais aparentemente mágicos de que são feitos os finíssimos écrans dos telemóveis, dos computadores portáteis, e dos televisores ditos LCD? O que foi que tornou possíveis todos estes dispositivos, tão menos volumosos do que as antigas televisões?
Resposta: os cristais líquidos.
ÍNDICE
Prefácio
Introdução
As Origens dos Cristais Líquidos
Os Franceses salvam o dia
Fases Mesomórficas
Dispositivos de cristais líquidos
Mostradores de Cristais Líquidos
A Moderna Indústria dos Mostradores de Cristais Líquidos
Cristais Líquidos Liotrópicos
Posfácio
Bibliografia, Índices e Referências Iconográficas
Um cristal líquido não é bem um líquido, nem bem um cristal: é um pouco de ambas as coisas.
O cristal líquido mais simples que existe é... sabão molhado! Mas não é disto que são feitos os écrans - esses tiveram de esperar por outros tipos de cristal líquido, descobertos nos finais do século XIX. E, no entanto, só depois de cerca de 100 anos de estudo é que os cientistas e engenheiros se aperceberam das enormes potencialidades destes materiais. Fluidos fora da lei narra a história desta descoberta. A verdadeira história, com todas as suas voltas e reviravoltas, com os êxitos, mas também os fracassos, dos diferentes investigadores.
Investigadores estes que aparecem retratados enquanto seres humanos do seu tempo, e não como personagens quase divinas.
Os cristais líquidos são fases da matéria intermédias entre os sólidos e os líquidos. São conhecidos sobretudo por serem o principal ingrediente de muitos mostradores - desde os humildes telemóveis aos famosos écrans LCD-TFT dos televisores e computadores portáteis. No entanto, foi só cerca de 100 anos após a sua descoberta que a natureza destes materiais foi compreendida, e que os cientistas e engenheiros se aperceberam das suas enormes potencialidades. O presente livro narra a história deste processo. E que história: não o relato asséptico de uma progressão inexorável rumo ao conhecimento certo, mas sim as voltas e reviravoltas, os êxitos e os fracassos dos diferentes e muito humanos actores do drama, colocados no contexto social e cultural dos seus tempos. Profusamente ilustrada com fotografias dos principais investigadores e algumas belíssimas imagens de fases liquido-cristalinas, esta obra empolgante combina física, química, engenharia, biografia, história, curiosidades várias e reminiscências pessoais do autor. Um livro não só sobre ciência, mas sobre como ela realmente é feita, e sobre quem a faz.