A edição desta obra pretende homenagear a vida e a memória de Raymond Bernard, um Grande Mestre da Tradição que partiu deste mundo no dia 10 de Janeiro de 2006, com 82 anos, rumo à Luz Maior. Este é, assim, o primeiro livro que é publicado após a sua partida, e insere-se na colecção "Obras Completas de Raymond Bernard", cuja missão é a de transmitir e perpetuar o legado do seu serviço à humanidade e ao mundo.
Publicado pela primeira vez em língua portuguesa, este livro foi traduzido directamente a partir das cartas originais - sem sofrer qualquer corte ou alteração, exceptuando uma revisão textual - que eram enviadas periodicamente a uma vasta assembleia de correspondentes da Ordem Rosacruz, AMORC.
O autor justificou o título pelo facto de que estas cartas podiam ter sido escritas em qualquer parte do planeta, no decurso das suas viagens pelo mundo inteiro, abordando as experiências e os encontros particulares que então tiveram lugar. Por esta característica, estas cartas podem ser consideradas como sendo de toda a parte ou, então, de parte alguma...
Estas cartas obtiveram um imenso sucesso - assim como as restantes obras do autor, cujo total de exemplares vendidos no mundo inteiro, em diversas línguas, ultrapassa os 300.000 - junto daqueles que as receberam então, e o autor, escrevendo cada carta como se dirigisse a um amigo, exprimiu-se de uma forma familiar e numa linguagem acessível, como acontece em qualquer correspondência privada. Os temas abordados incluem reflexões e notas de viagem, bem como contactos peculiares e, por vezes, surpreendentes com personalidades eminentes ou, muito simplesmente, amigáveis.